Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, março 28, 2013

Humor (negro) - LXVIII


[reprodução de imagem que me caiu entretanto na página pessoal do Facebook]

quarta-feira, março 27, 2013

If I'm not there...

"Every day I get up and look through the Forbes list of the richest people in America. If I'm not there, I go to work."

Robert Orben

(citação extraída de SBANC Newsletter, March 26, Issue 760 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, março 26, 2013

Palestra: "Project activities in the Centre for Tourism Studies, University of Eastern Finland"

«Departamento de Geografia
Universidade do Minho
Instituto de Ciências Sociais 

Palestra 
Project activities in the Centre for Tourism Studies,
University of Eastern Finland

Proferida por Anja Tuohino 
University of Eastearn Finland
Savonlinna - Finland

Dia e hora: 4 de Abril (quinta-feira), às 18 horas.
Sala: B1.12 do Campus de Azurém da Universidade do Minho.
Organização: Paula Remoaldo e Maria José Caldeira.
Palestra dirigida a todos os docentes e alunos da U.M

(reprodução de anexo de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

sábado, março 23, 2013

Impactos do envelhecimento na sociedade portuguesa

Resposta às questões formuladas pela jornalista Lurdes Trindade, do Jornal de Leiria, endereçadas em 2013/03/15
------------------ 
1 - Quais os impactos do envelhecimento na sociedade portuguesa? 
R: O envelhecimento da população portuguesa acarreta diversos tipos de impactos, estando entre eles os seguintes: i) a dificuldade crescente em manter sustentáveis os sistemas de saúde e de segurança social, face aos desequilíbrios que tendem a gerar-se entre os activos que geram os descontos (receitas) e os reformados que vivem das pensões pagas com essas receitas e são beneficiários passivos desses sistemas; ii) a tendencial perda de dinamismo social, económico e empresarial, pressupondo-se que populações mais jovens são mais produtivas, têm menor aversão ao risco e tendem a ser mais criativas; iii) uma descida no consumo, já que uma população envelhecida é uma população que tende a consumir menos produtos e esta baixa de consumo é visível a partir, sensivelmente, dos 50 anos de idade; iv) a alteração nos hábitos e nos padrões de consumo, isto é, os tipos de bens e serviços consumidos e os modelos de convívio social alteram-se com a idade; e v) a perda de vitalidade demográfica, com expressão em taxas de natalidade muito baixas e, logo, num efeito cumulativo de acentuação dos desequilíbrios entre população idosa e população jovem, e entre população em idade activa e população aposentada, o que, por sua vez, questiona redobradamente a capacidade de manter sustentáveis os sistemas públicos de saúde e de segurança social.

2 - Considera que a sociedade portuguesa está a preparar-se adequadamente para este fenómeno que apesar de tudo não é recente? 
R: Não, de modo algum, até porque é uma realidade bem do presente a “fuga” para o exterior do país de população jovem, ainda por cima detentora de qualificações académicas mais elevadas do que a média e que poderiam, por um lado, ajudar a combater a redução da natalidade e, por outro lado, contribuir para o equilíbrio financeiro da segurança social. Face à falta de oportunidades de emprego existentes em Portugal e face à incapacidade do governo de passar para a sociedade sinais de esperança, essa “fuga” é perfeitamente compreensível. A perda de dinamismo demográfico também se podia combater com o acolhimento de população estrangeira, normalmente jovem e mais fecunda mas, do mesmo modo que para os nacionais, era necessário que se criassem oportunidades de emprego que os atraíssem e fixassem entre nós. Também as políticas de apoio à natalidade e à infância mantidas em Portugal, aparte terem sido sempre razoavelmente inconsistentes, sofreram imenso com as políticas recentes de angariar receitas e descartar encargos públicos a todo o custo. 

3 - Com o envelhecimento, surgem também as doenças, as demências, tudo associado a um contexto de maiores carências sócio-económicas. Assiste-se, pois, ao aumento do índice de dependência de idosos. Que solução Portugal tem para inverter esta situação? 
R: No essencial, a resposta a esta questão foi dada quando enderecei as duas questões anteriores. Sublinho: por um lado, importa reverter esta situação de ausência de crescimento económico, de criação de emprego e de vazio de esperança que está instalada. Com o crescimento da economia vem o crescimento das oportunidades de emprego e da esperança de se alcançar melhores níveis de bem-estar económico e social. Não se redistribui o que não há, seja em favor das crianças e jovens, seja tendo como destinatária a população mais idosa. Por sua vez, o emprego e a esperança são a resposta para o rejuvenescimento da população, pela via da natalidade e da atracção de população imigrante, e para que seja assegurada a viabilidade financeira dos sistemas de saúde e de segurança social. 
A solução que vem sendo prosseguida de aumentar a idade de reforma e de reduzir pensões e apoios sociais é uma falsa resposta. Que sentido faz aumentar o limite de idade a que alguém pode aceder a uma pensão de reforma quando o principal drama que o país vive é o da inexistência de oportunidades de emprego? 

4 - Considera que a segurança social está em causa? 
R: Se estamos a falar da viabilidade a médio e a longo prazo, a resposta só pode ser afirmativa. Mesmo que as receitas geradas até um passado recente possam ir cobrindo os encargos (acrescidos) do presente, se não for possível preservar o equilíbrio entre o dinheiro que vai entrando e a despesa que decorre dos encargos com pensões de reforma, saúde e apoios aos desempregados, a insustentabilidade do sistema emergirá a médio prazo, um médio prazo muito próximo, como tem sido referido amiúde na comunicação social. 

 5 - O futuro das nossas famílias está comprometido? 
R. Com estas políticas, não é só o futuro das nossas famílias que está comprometido. É o bem-estar mínimo presente das famílias que está comprometido e é o futuro do país que está em causa. Falo do futuro do país no sentido, desde logo, da soberania, que nesta altura está em grande medida hipotecada aos credores financeiros externos, mas que será reforçadamente questionada se a economia nacional não for capaz de entrar rapidamente num ciclo de crescimento que permita, a pouco e pouco, deixá-la menos refém dos apetites e comandos financeiros exteriores. Conforme creio ser bem conhecido, a dívida pública total não cessa de crescer, pese ou, diria antes, por força da “ajuda” financeira externa e das políticas que aquela traz associadas. 

6 - Por fim, um conselho para quem está a envelhecer.... 
R: Num quadro económico e político como o actual, é difícil dar conselhos que não apontem no sentido da luta que importa dar às políticas sociais e económicas que vêm sendo implementadas. Estou absolutamente convencido que não haverá resposta para as dificuldades que atingem as famílias e empobrecem Portugal fora de um cenário de alteração do quadro político vigente. Nesse sentido, como dizia há alguns dias numa conferência em que participei, ouvir-se cantar nas ruas “Grândola, vila morena” é um sinal de esperança.

Braga, 18 de Março de 2013 

 J. Cadima Ribeiro 
 (Economista. Professor Universitário)

sexta-feira, março 22, 2013

Humor (negro) - LXVII


[reprodução de imagem que me caiu entretanto na página pessoal do Facebook]

quarta-feira, março 20, 2013

Humor (negro) - LXVI


[reprodução de imagens que me caíram entretanto na página pessoal do  Facebook]

Interacção com os leitores: "a desgraça da economia portuguesa"

«Caro Professor [...],
Obrigado pela sua mensagem. Algumas das questões que coloca têm uma resposta longa e complexa, pelo que não creio ser viável tratá-las no quadro desta mensagem de correio electrónico. Sugeria, por isso, que consultasse alguns blogues e sítios electrónicos onde existem dados sobre essas matérias ou onde essas temáticas são discutidas. Aparte o meu blogue de Economia Portuguesa (http://economiaportuguesa.blogspot.pt), sugeria-lhe com consultasse os blogues ou sítios seguintes:
Ladrões de Bicicletas (http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt);
The Portuguese Economy (http://theportugueseeconomy.blogspot.pt/); e
Brevemente, sobre cada um dos problemas que coloca, dir-lhe-ia o seguinte:
i) Principais problemas macroeconómicos: ausência de crescimento (queda do PIB); valor elevado (em crescimento) do desemprego; elevada dívida pública; e  elevado défice orçamental anual;
ii) Valores da Dívida e do défice: dívida pública acima dos 120% do PIB e défice do Orçamento do Estado em 6% do PIB em 2012;
iii) Principais medidas de política tomadas: aumento de impostos sobre as pessoas e sobre a transacção de bens e serviços; redução dos salários; e liberalização dos despedimentos;
iv) Debate no país: posição forte da opinião pública e dos agentes económicos contra o aumento dos impostos (que levaram à queda das receitas fiscais e à recessão económica); reclamação de políticas de estímulo ao crescimento económico e à criação de emprego;
v) Implicação para as empresas: o número de encerramentos de empresas nunca foi tão elevado  em razão do estrangulamento do mercado interno e da ausência de crédito; a resposta procurada por muitas foi virarem-se para a exportação, por forma a compensarem a perda de receitas verificada no mercado interno. De um modo geral, têm tido sucesso mas a recessão que atinge os mercados europeus cria também fortes restrições ao crescimento das vendas.
Espero que encontre a informação de que necessita para o sucesso da sua investigação.
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro»

terça-feira, março 19, 2013

"Call for Abstracts of the 2nd hEART Symposium - deadline extended"

«Dear all,
 
Please note that the deadline for submitting abstracts to the 2nd Symposium of the European Association for Research in Transportation (hEART) in Stockholm, has been postponed to March 29.
 
The conference takes place 4-6 September 2013 in Stockholm, with a summer school being organized on 3 September. We are proud to have Cynthia Barnhart (MIT), Andrew Daly (ITS Leeds and RAND Europe) and Erik Verhoef (VU Amsterdam) as keynote speakers.
 
Further information will be posted on http://heart2013.abe.kth.se.
 
Please circulate to anyone who might be interested!
 
Welcome!
 
Maria Börjesson
 
On behalf of the hEART Steering Committee:
 
Michel Bierlaire, EPFL Lausanne, Switzerland
Jonas Eliasson, KTH Stockholm, Sweden
Mogens Fosgerau, Technical University of Denmark
Nikolas Geroliminis, EPFL Lausanne, Switzerland
Serge Hoogendoorn, TU Delft, Netherlands
Mark Wardman, ITS Leeds, UK
 
And the local organizing committee:
 
Maria Börjesson, Helena Brau-Thörn, Per Olsson - Centre for Transport Studies, KTH Royal Institute of Technology, Stockholm»

(reprodução do corpo principal de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

sábado, março 16, 2013

"Portugal Economy Probe - PEProbe lançado há um ano"

«Portugal Economy Probe comemora o seu primeiro ano
Um ano a facilitar o acesso à informação sobre a economia portuguesa

O website do PEProbe disponibiliza informação pública sobre Portugal nos domínios da economia, do sistema financeiro, e das empresas, tornando a informação económica sobre Portugal mais acessível aos mercados e agentes económicos em geral, celebrando o seu primeiro aniversário.

Com base em documentos provenientes de instituições oficiais, assim como de instituições privadas de grande relevo mundial, atualizados diariamente, este site permite uma informação transparente e fiável, apresentada de forma clara e de fácil busca.

Atualmente conta com:
  • 2.883 documentos, estatísticas e vídeos de 192 instituições nacionais e internacionais
(exemplo: 
  • 1.141 notícias e factos referentes a Portugal e à sua economia
(exemplo: 
  • 1.678 eventos de calendário
(exemplo: 
  • 6 Dossiers especiais e 126 recursos elaborados pelo PEProbe
(exemplos:

Os utilizadores ao registarem-se recebem diariamente as últimas atualizações efetuadas no site e, no início de cada mês, a newsletter mensal com uma resenha do que de mais importante se passou no mês anterior. Registo disponível em www.peprobe.com/my-account/registration .

Portugal Economy Probe é uma iniciativa promovida e apoiada por instituições nacionais (Associação Portuguesa de Bancos, Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana, Fundação Oriente, Impresa e mais recentemente: Brisa, Cimpor, EDP, Galp Energia and Zon).

Ao projeto Portugal Economy Probe foi conferido o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

_________________________________________________________________________________

Maria José Correia



Rua Laura Alves, 7 - Piso 10 | 1050-138 Lisboa - Portugal»

(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

quinta-feira, março 14, 2013

Success in business

"Success in business requires training and discipline and hard work. But if you're not frightened by these things, the opportunities are just as great today as they ever were."


David Rockefeller



(citação extraída de SBANC Newsletter, March 12, Issue 758 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, março 12, 2013

"III Congresso Internacional de Turismo ESG /IPCA"

«Caros Membros da Comissão Científica do III Congresso Internacional de Turismo da ESG / IPCA,


Estando já disponível a página do III Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA (www.ipca.pt/cit2013), agradecemos divulgação do evento pelos V. contactos.

Lembro que o Congresso decorrerá de 18 a 19 de outubro de 2013, nas instalações da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo como temática central “Gestão Turística: Tradição, Inovação e Empreendedorismo”.

Com os melhores cumprimentos,
P/ Comissão Organizadora
Raquel Mendes»

(reprodução de mensagem entretanto recebida, proveniente da entidade identificada)

segunda-feira, março 11, 2013

"PEJ2013 Portuguese Economic Journal Conference Reminder - Deadline for Submissions on March 15"

«PEJ2013 Announcement

The School of Social Sciencies and Humanities of the University of Beira Interior and CEFAGE - Center for Advanced Studies in Management and Economics are proud to announce that the 7th Meeting of the Portuguese Economic Journal will take place in the July 8 and 9, 2013 in Covilhã. Papers on all fields of economics will be presented.
Our keynote speakers are
Rui Albuquerque, Boston University
Pedro Silva Martins, Queen Mary, University of London
You can submit your paper at the conference maker PEJ2013 site (https://editorialexpress.com/cgi-bin/conference/conference.cgi?action=login&subaction=login&db_name=PEJ2013) until March 15.
The social program include a gala dinner in the H2OTEL - congress and medical SPA (http://www.h2otel.com.pt/default.asp), as well as visits to the termal complex. More information on the conference, Covilhã and the region can be found on the conference website http://www.pej2013.ubi.pt/index.html.
Transportation from the Lisbon Airport will be arranjed.
We are looking forward to see you in Covilhã.
The Organizing Comittee»

(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

sexta-feira, março 08, 2013

quarta-feira, março 06, 2013

Mental attitude

"Success or failure in business is caused more by the mental attitude even than by mental capacities."

Walter Scott

(citação extraída de SBANC Newsletter, March 5, Issue 757 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, março 05, 2013

" Wine Economics, AAWE Conference Stellenbosch, New Deadline: Mar 15"

«Dear wine friends, dear colleagues,
so far we have received around 100 abstract submissions for the 7th Annual Conference of the American Association of Wine Economists (AAWE) in Stellenbosch, South Africa (June 26-29, 2013).
Since, many colleagues asked for more time to submit an abstract and we can accommodate more papers, we decided to extend the deadline to March 15.
That is, if you want to join us, please submit an abstract to aawe@wine-economics.org. Click here for details.

Also, check out the Journal of Wine Economics and follow us in Facebook.

Best, 

Karl Storchmann»





(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

segunda-feira, março 04, 2013

"Convite - tertúlia de dia 8 de março (dia internacional da mulher)"

«Venho por este meio convidá-lo a estar presente na tertúlia de dia 8 de Março, às 21h30m, na Sede do CDS-PP de Braga. Vou pedir-lhe, se não se importar, que divulgue no seu blogue a seguinte informação do Evento:
__________________________________________________________________________
Em dezembro de 1977, as Nações Unidas instituíram o Dia 8 de Março como o Dia internacional da Mulher. Por conseguinte, no dia 8 de Março de 2013, como modo de celebração do Dia Internacional da Mulher, a Sede da Juventude Popular estará aberta público, a partir das 21 horas, na qual teremos o prazer de vos presentear com a seguinte programação (TOTALMENTE GRÁTIS): 

1) Exposição Fotográfica, acompanhada de uma breve resenha biográfica, de 36 Mulheres que se desatacaram e que se destacam nas mais variadas áreas da vida activa.


2) Tertúlia, na qual intervirão as seguintes ilustres convidadas:

Dra Vera Rodrigues (Tema: A Inserção da Mulher na Política) - Licenciada em Economia/Adjunta do Secretário de Estado do Turismo, no Ministério da Economia e Emprego;

Dra Paula Remoaldo (Tema: As Conquistas Femininas em Saúde) - Doutorada em Geografia Humana/Professora Associada do Departamento de Geografia da UMinho;

Dra Ana Maria Brandão (Tema: Homo-erotismo feminino e construção social da identidade) - Doutorada em Sociologia/Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da UMinho. 

Nota: Cada uma das oradoras fará uma intervenção entre 20 a 25 minutos. Doravante, e após a intervenção de cada uma das oradoras, estender-se-á a discussão à plateia.

Para mais informações, consulte:




(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, enviada por marciu_gois@hotmail.com)

domingo, março 03, 2013

Humor (negro) - LXV


[Imagens que me caíram entretanto na página pessoal do Facebook]