tag:blogger.com,1999:blog-33895347.post115762504912414555..comments2023-03-29T13:05:01.345+01:00Comments on Economia Portuguesa: "Regional products, regions` reputation and commercial strategies: a tale of two cheese suppliers"J. Cadima Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/14964442508487493844noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-33895347.post-1160132666875649792006-10-06T12:04:00.000+01:002006-10-06T12:04:00.000+01:00A condição periférica a que Portugal se encontra c...A condição periférica a que Portugal se encontra condenado a permanecer, pelos condicionalismos geográficos a que está sujeito, pode, na realidade, transformar-se numa vantagem competitiva, num mercado global, que é acima de tudo uma encruzilhada de mercados específicos de “múltiplas ofertas” e “múltiplas procuras”.<BR/>Neste âmbito, o património cultural de cada região determina uma unicidade e irrepetibilidade de costumes, que se configuram, per se, enquanto valores, e que se traduzem na criação de mercados em torno do típico e do alternativo. <BR/>As características diferenciadoras dos produtos representam neste contexto, a pedra de toque para a afirmação de um negócio. A concepção de produtos tradicionais, utilizando matérias primas essenciais e baseando-se nas habilidades e na cultura regional herdada, suporta o desenvolvimento da actividade da “Casa Matias” e da “Casa dos Queijos”. Ambas se constituiam enquanto pequenas empresas de áreas rurais mas que através de parcerias com produtores locais e simultaneamente com distribuidores internacionais, projectaram o seu negócio para uma escala industrial, de forma a operar nos mercados globais, mesmo que se tratem de nichos de mercado específicos.<BR/>Nesse sentido, a estratégia de mercado posta em prática é alicerçada em alguns pontos fundamentais que convém ter em conta. Assim, a utilização de referências territoriais permite incrementar o valor dos produtos, diferenciando-os dos seus competidores. Por outro lado, um controlo da todos os ciclos da cadeia de produção assegura a qualidade do produto. Da mesma forma, a criação de sistemas de certificação possibilita combater eventuais comportamentos free-riders.<BR/>Tais exemplos permitem concluir que a aposta nas capacidades endógenas das regiões é uma estratégia viável para o desenvolvimento de tais regiões.Anonymousnoreply@blogger.com