Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

segunda-feira, agosto 13, 2007

Competitividade territorial: o caso de Leiria (VI)

"[...]
7. Na sua intervenção no IV congresso da Região de Leiria, diz que “para atrair talentos, os factores decisivos da competitividade das cidades são a qualidade de vida e a vibração cultural”. Fazendo um exercício de suposição: se lhe fizessem um proposta para regressar a Leiria o que faltaria à cidade para atrair um talento que aqui nasceu?

R: A minha relação com Leiria e, mais do que com Leiria, com a sua envolvente, funda-se em razões do foro afectivo, onde, portanto, a racionalidade nem sempre está presente.
Procurando, construir a resposta à questão colocada a partir do modelo de vida e de trabalho que é, presentemente, o meu, dir-lhe-ei o seguinte:
i) elementos centrais da minha realização como investigador, professor e, mesmo, como consultor de planeamento regional, são a possibilidade de me inserir em equipas de trabalho razoavelmente dimensionadas e qualificadas e dispor de acesso fácil a informação científica e técnica;
ii) da mesma condição de académico e investigador e técnico, necessito ter razoável mobilidade, no espaço nacional e internacional, não sendo opção para este efeito o transporte individual, por razões de comodidade pessoal, aparte considerações de ordem ambiental;
iii) da minha condição de sujeito informado de certos valores e necessidades humanas, e de pai, decorrem exigências em termos de acesso a serviços de educação, de saúde e culturais (espectáculos musicais, cinema, teatro, tertúlias culturais), que reputo imprescindíveis para o meu equilíbrio pessoal e a realização dos meus filhos.
Embora me custe dizê-lo, a Leiria que conheço mantém insuficiências importantes na generalidade das dimensões de realização profissional e pessoal que enuncio. Não é por culpa própria em todos os casos, mas é-o nalguns deles. Aí entram as questões de estratégia e de liderança de que falo.»

J. Cadima Ribeiro

(extracto de entrevista a incluir no dossiê sobre “Competitividade Territorial”, da edição nº 29 da revista Desafios, NERLEI, a sair em meados de Agosto pf.)

Sem comentários: