Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

domingo, outubro 03, 2010

Turismo cultural em Ponte de Lima: "o sucesso da iniciativa passa por um maior envolvimento e concertação dos actores"

"Quanto aos eventos, seria interessante melhorar a sua calendarização e, sobretudo, desenvolver uma estratégia conjunta com outros municípios de forma a elaborar uma Agenda Cultural conjunta, pois tal permitiria uma melhor eficiência na gestão dos recursos financeiros, dar visibilidade à oferta existente e construir um calendário de eventos mais consistente e alargado.
A criação de uma rede supra-municipal parece-nos pertinente mas o sucesso da iniciativa passa por um maior envolvimento e concertação dos actores públicos e privados existentes. A criação de uma rede deverá contribuir para a partilha de informações, saber-fazer, experiências, desenvolvimento de parcerias e de protocolos entre os actores.
A estratégia de promoção teria igualmente muito a beneficiar se fosse feita de uma forma coordenada com outros municípios, destacando as especificidades de cada um.
Por outro lado, torna-se imperativo rever as estratégias de comunicação e marketing em vigor, no que concerne aos produtos e recursos envolvidos, tendo em conta os resultados das entrevistas aos agentes que apontam para a necessidade de se usar novos métodos de comunicação e de criação de públicos para novos produtos. Por exemplo, Ponte de Lima é muito conhecida pelas Feiras Novas e pela Vaca das Cordas, mas também possui outros valores que se poderiam promover mais, como os rios, ribeiros, serra, para atrair novos públicos.
Será relevante o maior uso das novas tecnologias. De acordo com as entrevistas realizadas, os agentes, já estando cientes desta realidade, encontram-se a implementar o sítio electrónico ou a renovar o que existia. Mas, para além do seu uso individual, seria interessante a criação de um sítio em conjunto, em resultado de parcerias público/privadas, que pudesse funcionar com elo de ligação com a informação de cada estabelecimento turístico."

Mécia da Cunha Mota
(meciamota@gmail.com)
J. Cadima Ribeiro
(jcadima@eeg.uminho.pt)
Paula Cristina Remoaldo
(premoaldo@geografia.uminho.pt)

(excerto de comunicação intitulada "Os desafios da criatividade no contexto do turismo cultural em Ponte de Lima", apresentada no I Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA, que decorreu em Barcelos, a 1 e 2 Outubro de 2010)

Sem comentários: