Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, maio 24, 2012

As guerras de Miguel Relvas

«Gostaria de desafiá-lo a responder ao fórum do JORNAL DE LEIRIA desta semana. Agradeço que a resposta [...] não exceda os 400 caracteres.

[...]

Elisabete Cruz


PERGUNTA:
A administração local e Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, andam numa verdadeira guerra de palavras. Os autarcas não se conformam com a Lei da Reforma das Freguesias e,
principalmente, com a Lei dos Compromissos, que dizem estar a paralisar as câmaras e a "pôr em causa o trabalho que as autarquias prestam à população", palavras de Mário Almeida, presidente da Câmara de Vila do Conde e dirigente da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Também os autarcas da região de Leiria têm tecido duras críticas à Lei dos Compromissos, referindo-se-lhe como uma tragédia. Miguel Relvas, por seu lado, acusou os autarcas de sofrerem de "esquizofrenia" e que só são a favor de mudanças para o "vizinho". O ministro referiu ainda a necessidade de se "procurarem novos mundos" para de conseguir ultrapassar a actual crise.
Que comentários lhe merece este assunto?

Resposta:
Não é só com os autarcas que Miguel Relvas guerreia. É também com jornalistas e, sobretudo, com os portugueses. O poder tem um efeito terrível na lucidez de certas pessoas. A “lei dos compromissos” é uma espécie de moinho de vento contra a qual o governo resolveu arremeter, como se estivesse aí a sede do desequilíbrio das contas públicas e como se a burocracia fosse um elemento informador de boa gestão. Alternativamente, deveria o ministro Relvas olhar para dentro do governo e para as políticas que subscreve e procurar aí as respostas para a incapacidade com que aquele se confronta de reduzir o défice público e o desemprego, e estimular o crescimento.

J. Cadima Ribeiro»

Sem comentários: