Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sábado, outubro 21, 2006

Destaques noticiosos do fim-de-semana

Actividade económica melhorou em Setembro [http://www.publico.clix.pt/Economia/noticia.asp?id=1274023] (20-10-06, in Público)
"O indicador coincidente de actividade económica do Banco de Portugal melhorou em Setembro, registando um crescimento homólogo de um por cento, indica hoje o relatório sobre indicadores de conjuntura de Outubro."
/.../
Investimento directo estrangeiro em Portugal cai 1,6% até Julho [http://www.publico.clix.pt/Economia/noticia.asp?id=1273809] (18-10-06, in Público)
"O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal desceu 1,6 por cento até Julho, face a igual período de 2005, para 14 mil milhões de euros, segundo os dados do Ministério da Economia e da Inovação."

1 comentário:

Anónimo disse...

O Banco de Portugal, no seu Relatório Anual sobre a economia portuguesa, referia que 2005 foi um ano marcado pelo fraco crescimento da actividade, estagnação do emprego e aumento da taxa de desemprego. Actualmente vivemos um momento claramente marcado pela contestação face a novos “sacrifícios” exigidos pelo Orçamento de Estado para 2007. Neste contexto, a notícia que destaca a melhoria da actividade económica em Setembro vem trazer um novo ânimo aos portugueses. De facto, esta melhoria na actividade económica em Setembro vem consolidar uma trajectória já ascendente. Mas será este pequeno impulso suficiente para recuperar a confiança dos agentes? Provavelmente não, até porque se virmos a noticia que destaca a queda no IDE em Portugal sentimos que a confiança dos agentes ainda não está totalmente recuperada. Esta queda no IDE, embora não deva ser analisada fora de um contexto mais alargado, representa claramente um efeito negativo para Portugal, uma vez que poderia actuar como um factor impulsionador da competitividade na economia portuguesa.