Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

segunda-feira, novembro 05, 2007

Revista de imprensa

Notícia Jornal de Negócios
Petróleo ameaça os 100 dólares
05-11-2007

A maioria dos analistas inverteu a sua expectativa e, agora, já temem que o crude continue a subir. Estaremos a caminho dos 100 dólares?
José Pedro Luís
«O preço do petróleo deverá manter a tendência de subida esta semana, depois de ter batido máximos históricos em Londres e Nova Iorque nas últimas sessões. A maioria dos analistas contactados pela Bloomberg considera que esta semana há razões para o mercado se preocupar com o petróleo, pois o dólar continua a cair e porque o aumento da produção de crude feito pela organização dos países exportadores de petróleo (OPEP), que se vai efectivar esta semana, não deverá ter efeito na procura.
Estas duas razões deixam 60% dos analistas contactados pela agência Bloomberg à espera de um aumento do preço do crude, o que poderá conduzir a novos máximos históricos do preço do petróleo.
Na semana que passou, o West Texas Intermediate (WTI), petróleo referência nos EUA, subiu dos 91,86 dólares até aos 96,24 dólares, um novo recorde. Também o "brent" terminou a semana a tocar um novo máximo histórico nos 92,21 dólares. Na sexta-feira anterior valia menos três dólares.
Com este ritmo de crescimento, a possibilidade do petróleo, principalmente o negociado nos EUA, atingir os 100 dólares é grande.
Até porque agora há um receio económico. A descida das taxas de juro de referência nos EUA para os 4,5% e o aumento do emprego neste país poderão minimizar o impacto da crise do "subprime" na maior economia do mundo.
e isso acontecer, a noção de que o consumo do preço do petróleo poderá aumentar mais que o esperado fará subir ainda mais os preços do crude nos mercados internacionais.
Além disso, as próximas semanas mostrarão se o aumento da produção de petróleo por parte da OPEP terá, ou não, impacto nas reservas mundiais de petróleo. Se não se vir grande alteração, a tendência será de subida, a não ser que o cartel se retracte e decida efectivar um maior aumento na exportação de crude.»
*
(reprodução integral de notícia/artigo publicada/o no Jornal de Negócios, com as referências identificadas no topo)

Sem comentários: