Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, maio 07, 2008

Dimensões competitivas de Portugal

«DIMENSÕES COMPETITIVAS DE PORTUGAL
Contributos dos Territórios, Sectores, Empresas e Logística

de João Leitão, João M. Ferreira, Susana Garrido Azevedo

Editor: Edições Centro Atlântico
<http://www.centroatl.pt/titulos/si/competitividade.php3>
Colecção: Sociedade da Informação
ISBN: 9789896150570
Ano de Edição/ Reimpressão: 2008
N.º de Páginas: 492

Sinopse
Na preparação de planos estratégicos de desenvolvimento articulados com os programas operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para o período 2007 - 2013, há a necessidade latente de definir um posicionamento estratégico que rompa com as opções estruturais do passado, baseadas no cimento, no saneamento e, sobretudo, num pensamento taciturno arreigado à posição periférica atribuída, por alguns analistas, à porta de entrada na Europa Ocidental: Portugal.
A presente obra constitui certamente uma referência para todos os leitores que se interessam, verdadeiramente, em contribuir numa base diária para que Portugal se posicione, de forma diferenciada, atendendo a necessidades já diagnosticadas ao nível da competitividade territorial, sectorial e empresarial. A estrutura desta obra centra-se na avaliação da competitividade, através da reunião e conjunção de três dimensões de análise: a territorial, a sectorial e a empresarial.
A utilização conjunta destas dimensões permite apresentar contributos numa lógica de competitividade sustentável para a definição de um novo posicionamento estratégico de Portugal. Os leitores poderão, ainda, analisar diversos casos e experiências em territórios e sectores produtivos, nos quais a logística e a inovação são áreas estratégicas para a mudança do mapa de acessibilidades e do perfil produtivo e tecnológico de Portugal.

Ficha online do livro:
http://www.centroatl.pt/titulos/si/competitividade.php3

Excerto online:
http://www.centroatl.pt/titulos/si/imagens/excerto-livro-ca-competitividade.pdf»
*
Nota: o lançamento do livro está agendado para Lisboa, a 20 de Maio pf.
.
(reprodução de mensagem de divulgação que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários: