Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

"Trajectórias Quebradas. A vivência do desemprego de longa duração"


«Sinopse do livro
Sabe-se que ser desempregado não é simplesmente estar desocupado ou estar privado de um emprego. É também ser reconhecido como tal e vivenciar a experiência subjectiva do desemprego. Para as pessoas que vivem o desemprego, as suas causas podem alicerçar-se sobretudo na percepção de um fracasso pessoal, de uma degradação da qualidade de vida, de uma quebra das relações de amizade e de companheirismo. O desemprego, enquanto “tempo-espaço” diferente daquele que estrutura o do trabalho, simboliza uma ruptura nas trajectórias socioprofissionais, com impactos diversos na vida pessoal, colectiva e institucional dos indivíduos. Neste livro pretende-se reflectir sobre as consequências (in)visíveis do desemprego, reequacionando-se quer o papel da família, quer o papel do Estado-providência na manutenção da coesão social e sustentabilidade de políticas públicas na sociedade contemporânea.

Trajectórias Quebradas
A vivência do desemprego de longa duração


Ana Paula Marques
Universidade do Minho»




(reprodução de mensagem de distribuição universal na rede da UMinho que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com origem em ICS - Projecto MeIntegra)

Sem comentários: