Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

II Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA

«Prazo para submissão de resumos: 30 de Abril
Prazo de submissão das comunicações: 30 de Junho
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai organizar o II Congresso Internacional de Turismo, a ter lugar nos dias 7 e 8 de Outubro de 2011, na cidade de Barcelos.
A submissão de resumos deverá ser feita para cit@ipca.pt até ao dia 30 de Abril. Para mais informações poderá ser consultada a página www.ipca.pt/cit2 (brevemente).
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II Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA
Turismo: Diversificação, Diferenciação e Desafios
Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos sectores mais preponderantes na economia internacional. O seu peso no Produto Interno Bruto (PIB) e o emprego que gera, assim o demonstram. O caso concreto do turismo em Portugal não constitui excepção, como comprovam os cerca de 13% de impacto no PIB nacional bem como de 12% da empregabilidade gerada. Neste sentido, e de acordo com o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT, 2007), o sector turístico é um sector estratégico prioritário para Portugal.
Todavia, ainda existe um longo caminho a percorrer para optimizar e maximizar a utilidade dos recursos naturais, humanos e infra-estruturais associados à oferta turística portuguesa. Estratégias de segmentação mais refinadas e congruentes com as necessidades e preferências dos turistas, uma aposta contínua nos parâmetros da excelência e qualidade, um maior desenvolvimento de novos produtos e serviços ou mesmo o desenvolvimento de uma imagem de marca mais forte junto aos turistas cada vez mais exigentes, constituem algumas das orientações do PENT (2007).
Em consequência, uma estratégia de diversificação da oferta tende a permitir a captação de novos tipos de consumidores-turistas, sendo que, neste contexto, a diferenciação poderá converter-se num factor crítico de sucesso (FCS). Portanto, poderá não ser suficiente diversificar a oferta turística portuguesa dado que se esta não for diferenciadora poderá não passar de uma alternativa a outras ofertas internacionais.
Deste modo, o presente Congresso pretende ser um lugar de debate e apresentação de enfoques e estratégias inovadoras e acções empreendedoras capazes de responder aos novos desafios da actividade turística num mercado globalizado.
Com os melhores cumprimentos,
P/ Comissão Organizadora,
Laurentina Vareiro»
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(reprodução de anexo de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência que se identifica)

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