Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

segunda-feira, agosto 22, 2011

"Nunca pertenci, nem pertencerei ao coro daqueles que acham que a situação a que se chegou é resultado de circunstâncias externas"

Cumpre-me deixar claro que nunca pertenci, nem pertencerei ao coro daqueles que acham que a situação a que se chegou é resultado de circunstâncias externas desfavoráveis, do Euro (moeda europeia) ou de infortúnios do destino. Pelo contrário, a meu ver, os 10 anos seguidos de estagnação que o país já leva são fruto de lógicas de poder desligadas dos objectivos de progresso e bem-estar social dos portugueses, de falta de um projecto sócio-económico para o país e de muita incompetência técnica.
Esta dimensão de incompetência esteve mais presente do que nunca na fase subsequente à crise financeira internacional declarada em finais de 2008, com ilustrações gritantes na gestão dos dossiês BPN, parcerias públicas-privadas, novo aeroporto de Lisboa, rede de comboio de alta velocidade, entre outros.

J. Cadima Ribeiro

3 comentários:

CCz disse...

Como relacionar "incompetência técnica" com o facto do ministro das Finanças ter sido professor universitário?

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro leitor,
Na minha definição, incompetência técnica não significa que se desconheçam os conceitos ou os modelos económicos básicos. Significa que não se é capaz de pôr em prática "soluções" adequadas aos problemas que se impõe resolver e, nalguns casos, nem se é capaz de perceber quais são os problemas existentes (confundem-se sintomas com causas).
A matéria merece desenvolvimento maior mas, para já, deixo-lhe esta resposta para a questão que me colocou.
Cordiais cumprimentos,

CCz disse...

Agradeço a atenção