Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

segunda-feira, outubro 10, 2011

CFP Conferência INVTUR 2012 "Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo"

«Call for papers
Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector do turismo no futuro
16-19 Maio 2012
Universidade de Aveiro,
Portugal

A Universidade de Aveiro tem o prazer de anunciar a realização da Conferência Internacional INVTUR 2012 "Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector do turismo no futuro".
A 1ª Edição da INVTUR teve lugar em 2010. A INVTUR 2010 atraiu académicos de 25 países, 335 autores e mais de 700 participantes. A Revista de Turismo & Desenvolvimento (RT&D) assumiu-se como a publicação oficial do evento, tendo, na altura, publicado um total de 196 trabalhos, organizados em 77 artigos, 93 resumos alargados e 26 resumos de posters. Todos os trabalhos foram submetidos a blind referee, seguindo padrões internacionais. A Conferência INVTUR 2010 foi a maior conferência académica da área do turismo até então organizada em Portugal e uma das maiores em termos mundiais.
A 2ª Edição da INVTUR 2012, que irá ter lugar na Universidade de Aveiro entre os dias 16 e 19 de Maio de 2012, e que irá novamente envolver uma vasta rede de Colegas das Universidades e Politécnicos de Portugal, bem como de académicos de outras Universidades estrangeiras, terá como foco central o papel que o turismo pode vir a desempenhar num mundo crescentemente dominado por forte recessão económica, elevada incerteza em termos de evolução e organização social, e preocupante agitação social.
O mundo encontra-se a enfrentar uma vaga de mudanças sem precedentes: recessão económica; emergência financeira; taxas de desemprego crescentes; incerteza sobre o rumo que a sociedade deverá ter no futuro; dificuldade dos governos e dos políticos em estabelecerem uma agenda que oriente as suas políticas para o futuro; desenvolvimento de novas estruturas organizacionais capazes de enfrentar défices públicos e criar novas formas de governança; incerteza e decepção das comunidades locais em relação à forma como a economia e as organizações se encontram a enfrentar a actual situação económica e social.
O sector do turismo possui características que o colocam como um dos sectores com maior potencial para os governos e as empresas enfrentarem a actual situação de crise e encontrarem novos rumos para o futuro. O sector do turismo depende de uma rede de negócios multifacetado, que se operacionaliza de uma forma interligada na economia; é um sector de trabalho intensivo, e não de capital intensivo, o que lhe confere elevado potencial na criação de emprego; o sucesso do turismo depende fortemente do envolvimento das comunidades locais; o sucesso empresarial do turismo depende da sua capacidade em ser eficaz economicamente, socorrendo-se, contudo, da sua capacidade em se articular com as tradições, e o ambiente natural e cultural.
A Conferência Internacional INVTUR 2012 irá posicionar-se como um palco onde académicos, investigadores e profissionais irão apresentar, e discutir, conhecimento, experiências e boas práticas que irão ilustrar a forma como o turismo pode ajudar a economia e a sociedade, num momento actual de mudança e incerteza. Os outputs da conferência serão de particular interesse para que académicos e investigadores possam vir a criar novas linhas de investigação e agendas de ensino, e para as empresas e organizações que operam na área, apresentando-lhes know-how e metodologias de actuação que as poderão ajudar a encontrar novas fontes de conhecimento que lhes confiram vantagens competitivas, num mundo em que estas precisam de ser cada vez mais inovadoras, eficientes e eficazes.
[...]
Envio de trabalhos
Existem três tipos de trabalhos aceites para submissão: artigos completos, resumos alargados e posters. Todos os trabalhos deverão ser submetidos para o seguinte endereço de email: invtur2012@gmail.com. Os artigos completos e os resumos seleccionados serão publicados numa edição especial da Revista Turismo & Desenvolvimento. Os posters serão expostos na BiT – Bolsa de Inovação em Turismo, que pretende estabelecer-se como uma montra de trabalhos de investigação aplicada.

Datas importantes
submissão dos trabalhos - 15 de Dezembro de 2011
notificação aos autores - 15 de Fevereiro de 2012
inscrição e pagamento - 20 de Março de 2012
submissão de comunicações - 1 de Abril de 2012
conferência - 16 a 19 de Maio de 2012

Organização
Contactos
Conferência INVTUR 2012
Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago3810-193 Aveiro
Portugal
Phone: +351 234 370 361
Fax: +351 234 370 215
Website: http://www.ua.pt/event/invtur/»

(reprodução do corpo principal de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: