Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, junho 06, 2013

" XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), 7-8 Novembro 2013"

«Caros Colegas,

O Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) através do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG) e do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) vão realizar em Vila Real, nos dias 7 e 8 de Novembro de 2013, o XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, cujo tema proposto é “O Papel das Organizações na Sustentabilidade das Economias em Crise”.

Não podia ser mais atual o tema escolhido para este Seminário. A economia europeia (em geral) e as da península ibérica (em particular) estão numa encruzilhada, enfrentando crises marcadas por níveis de desemprego sem precedentes desde a crise de 1979-83 e por uma crescente exclusão social. Parece que as políticas de austeridade têm vindo a contribuir mais para a desestabilização social do que para a recuperação económica. É neste contexto, que os nossos territórios são permanentemente desafiados a promover a sua competitividade, num mundo instável e diferenciadamente globalizado. Organizações de todo tipo, desde empresas do sector privado até entidades públicas e do terceiro sector, com formas de gestão cada vez mais empresariais, funcionando em contextos territoriais e de mercado muito heterogéneos, desde o mais local até o mais global, procuram construir, não apenas a sua competitividade, mas também adotar modelos de gestão e governação inovadoras, dotados de maior transparência, participação e responsabilidade, capazes de contribuir para um futuro socioeconómico mais inclusivo e sustentável.

Profissionais e académicos da área da gestão e da economia da empresa, envolvidos nas empresas, na administração público e no 3º sector, estão convidados para participar no Seminário, e para partilhar as suas experiências como praticantes e investigadores, consultores e decisores. Seguramente o tema suscitará um número substancial de comunicações dos participantes mais experientes, e de propostas de investigação dos investigadores mais jovens, tornando o Seminário um momento memorável e enriquecedor. Para tal tenham em mente as seguintes datas:


Local das Jornadas: Edifício do Complexo Pedagógico, UTAD, Quinta de Prado, Vila Real 

Data de celebração do evento: 7 e 8 de Novembro de 2013

Data de submissão de resumo(s) alargado(s): 2 de Julho de 2013

Notificação da aceitação/recusa do(s) resumo(s) alargado(s): A partir de 25 de Julho de 2013


Prazo de envio da(s) comunicação(ões) finais: 25 de setembro 2013
A Comissão Organizadora sente-se particularmente privilegiada por acolher todos os participantes deste Seminário e tudo fará para oferecer um programa cientificamente estimulante ao mesmo tempo que proporciona múltiplas oportunidades de intercâmbio e de florescimento de redes e parcerias. Paralelamente, como em qualquer reunião científica, teremos todo o gosto em mostrar um pouco do património e da cultura deste território, onde as montanhas de Trás-os-Montes e o Vale do Douro se cruzam. Sejam muito bem-vindos a Vila Real e à UTAD!

Para mais informações, contacte o secretariado da Conferência slee@3vitorias.pt e o website: http://77.91.206.116/~sleee/index.php.

Com os melhores cumprimentos,

A Comissão Organizadora

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Departamento Economia, Sociologia e Gestão/CETRAD
Complexo Pedagógico
Quinta de Prados
5001-801 Vila Real
Portugal
tel. +351 259 350 797 (Manuela Mourão)
__________________________________________________
Francisco José Lopes de Sousa Diniz
Prof. Associado c/ Agregação/  Associate Professor with Habilitation
ECHS/DESG/ CETRAD /UTAD
Quinta de Prados, Complexo Pedagógico
5001-801 Vila Real
Portugal
+351 259 259350797/+351 259 259350736 (OFFICE)»

(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, enviada pela entidade identificada)

Sem comentários: