Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sexta-feira, abril 11, 2008

FMI enerva governo

"Para Espanha seguem 28,3% das exportações nacionais. E as previsões do FMI, ontem divulgadas, para o primeiro cliente português são decepcionantes. Em 2008 o consumo dos espanhóis cai quase 40% e, pela primeira vez na recente história económica do país vizinho, o investimento - principalmente na habitação, o que afectará os emigrantes portugueses - vai cair até ao fim de 2009.
O investimento alemão deverá abrandar para metade e a estimativa para os gastos das famílias francesas e italianas são também objecto de fortes correcções em baixa. Em suma, o consumo na área euro - para onde é escoado cerca de 75% das vendas nacionais - deverá registar na queda em 2008 e 2009 e o investimento deverá cair 60%."

(extracto de notícia, datada de 08/04/10 e intitulada "FMI enerva Governo ao prever economia mais fraca", publicada pelo Diário Notícias)
-
Comentário: chato, chato, segundo o ministro das finanças, é se a confiança dos consumidores (que, como bem se sabe, é uma variável exógena) se mantiver em baixa ou baixa, uma vez que é dificil cair mais.

Sem comentários: