Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, agosto 27, 2008

Produção e exportação de embalagens em vidro

"Em Portugal, e com a produção assente nos mercados externos, o sector é controlado por cinco empresas - Barbosa & Almeida, Sotranco, Saint-Gobain Mondego, Santos Barosa e Vidrala. Como salienta Isabel Valente, secretária-geral da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, a indústria portuguesa está totalmente direccionada para os mercados externos, seja por vendas directas (mais de 50% do que produz) seja indirectamente (entre 20% a 25%).
Diariamente saem 12 milhões de embalagens dos 16 fornos que o sector tem a operar no país, sendo que o principal mercado é o espanhol que vale 68% das exportações portuguesas de vidro de embalagem. França tem ainda alguma expressão nas exportações (16%) e embora as empresas coloquem os seus produtos noutros mercados como o Reino Unido, Itália ou mesmo Estados Unidos, estes respondem por valores residuais, num universo de 551 mil toneladas de vidro exportadas."

(excerto de artigo do Diário Económico , datado de 27-08-2008 e intitulado "Europa dominada por três grupos")

Sem comentários: