Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sexta-feira, novembro 09, 2012

"Are we going Greek?"

«Bom dia a todos,

A pergunta anda no ar: quais são as semelhanças entre a crise portuguesa e grega? Diogo Freitas do Amaral, por exemplo, afirmou recentemente que a situação de Portugal é igual à da Grécia com o desfasamento de um ano.
Eu e o meu colega Pedro Bação, da Universidade de Coimbra, decidimos criar um website que permita avaliar as semelhanças que existem de facto entre as economias que recorreram a planos de resgaste:

Embora as condições económicas se possam alterar de forma muito rápida, sobretudo se alimentadas por situações de instabilidade social, Portugal é ainda muito diferente da Grécia. Esta economia apresenta o pior desempenho em quase todas as variáveis consideradas, com a excepção de duas: no endividamento privado, onde se destaca pela negativa a Irlanda, e no endividamento externo, onde Portugal tem o pior desempenho neste grupo.

Saudações Académicas,

Fernando Alexandre

PhD Birkbeck College, University of London

Associate Professor
School of Economics and Management, University of Minho»

(reprodução de mensagem, distribuída universalmente na rede da EEG/UMinho, que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários: