Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, julho 10, 2008

"Factura petrolífera custou 1,87 mil milhões de euros entre Fevereiro e Abril"

«Défice da balança comercial atinge os 3,3% do PIB
Compras. Factura petrolífera custou 1,87 mil milhões de euros entre Fevereiro e Abril As exportações comerciais (excluindo serviços) aumentaram 7,1% entre Fevereiro e Abril deste ano, com as compras ao estrangeiro a crescerem 14,3%, de acordo com dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O défice da balança comercial agravou-se em 1,3 mil milhões de euros em comparação com idêntico período do ano passado, com o défice da factura externa comercial a ultrapassar os 5,6 mil milhões de euros, cerca de 3,3% do PIB. Parte substancial do défice é explicado pelo peso da factura petrolífera, de acordo com os dados do INE. Em comparação com igual período do ano passado, entre Fevereiro e Abril deste ano a conta com os combustíveis aumentou 60,9%, determinado pela alta nos preços do barril de petróleo, envolvendo compras no valor 1,87 mil milhões de euros.

Com a Zona Euro, o resultado entre as vendas e compras de bens resultou num défice de 3,8 mil milhões de euros, explicado com o menor dinamismo de exportações para Espanha e França.»
RR.
*
(reprodução integral de notícia do Diário Notícias, de 08/07/10)

Sem comentários: