Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, julho 24, 2008

Raramente a evolução do tecido produtivo se dá por ruptura de sectores

Jornal de Leiria
Resposta às questões colocadas pela jornalista Raquel Silva, em 08/07/18
P – O Jornal de Leiria está a preparar um trabalho para a próxima edição sobre as potencialidades do distrito, região Oeste e Ourém/Fátima em termos de novas áreas de actividade em que se pode/deve apostar, por contraponto ou em paralelo às mais tradicionais, bem como o investimento público necessário para acompanhar a iniciativa privada. Seria muito importante poder contar com a sua visão sobre o assunto. Assim, venho pedir-lhe que me envie a sua opinião sobre esta matéria.

R – A sustentabilidade e a potenciação do desenvolvimento regional decorre, na maioria dos casos, da forma como este se estrutura a partir dos recursos e das competências dos territórios. Também raramente a evolução do tecido produtivo se dá por ruptura de sectores. São muito mais comuns as situações de transformação a partir de uma certa matriz sectorial, em direcção a novos produtos/serviços ou ao posicionamento num segmento diferente da cadeia de valor (por exemplo, distribuição versus fabrico).
A esta luz, acredito que o futuro dos territórios em causa se fará muito a partir das potencialidades que continuem a revelar os sectores dos moldes, dos plásticos, da cerâmica, dos vidros e dos cristais, do mobiliário e das madeiras, e do turismo. O sector mais inovador será mesmo o turismo, desde que saiba configurar produtos consistentes e diferenciados e o território saiba organizar-se como destino singular. Essa exigência em matéria de criatividade ao nível dos produtos e serviços e formas dos fazer chegar ao mercado coloca-se, igualmente, em relação às demais actividades. Daí decorrem exigências fortes a nível de inovação e de qualificação dos recursos humanos e das infra-estruturas e equipamentos. Aqui, reclamam-se importantes investimentos públicos, na recuperação de paisagens rurais e urbanas degradadas, na construção de um sistema de transportes eficaz, na promoção da formação, na qualificação dos serviços de saúde, no estímulo à I&D, no incentivo ao empreendorismo e ao desenvolvimento de dinâmicas associativas, seja para potenciar a competitividade das empresas ou uma melhor gestão do território.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: