Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sábado, agosto 02, 2008

As apostas económicas a fazer por Leiria: a versão zero da resposta

Jornal de Leiria
Resposta às questões colocadas pela jornalista Raquel Silva, em 08/07/18
P – O Jornal de Leiria está a preparar um trabalho para a próxima edição sobre as potencialidades do distrito, região Oeste e Ourém/Fátima em termos de novas áreas de actividade em que se pode/deve apostar, por contraponto ou em paralelo às mais tradicionais, bem como o investimento público necessário para acompanhar a iniciativa privada. Seria muito importante poder contar com a sua visão sobre o assunto. Assim, venho pedir-lhe que me envie a sua opinião sobre esta matéria.

R – No quadro de uma resposta tão breve como a visada, partindo da minha reflexão e vivência como técnico de desenvolvimento, tenho que começar por lhe dizer que a sustentabilidade e a potenciação dos processos de desenvolvimento regional decorre, na maioria dos casos, da forma como aqueles se estruturam a partir dos recursos e das competências dos territórios, recursos naturais, capital humano e financeiro, património cultural e ambiental, capacidade empreendedora, rede de actores sociais, etc. Acrescento, também, que raramente a evolução do tecido produtivo se dá por ruptura de sectores ou actividades. São muito mais comuns as situações de transformação a partir de uma certa matriz sectorial, em direcção a novos produtos e/ou serviços ou posicionamento num segmento diferente da cadeia de valor (por exemplo, distribuição versus fabrico).
A esta luz, dir-lhe-ei que acredito que o futuro económico dos territórios em causa se fará muito a partir das potencialidades que possam (continuar a) revelar os sectores dos moldes, dos plásticos, da cerâmica, dos vidros e dos cristais, do mobiliário e das madeiras e do turismo. Por referência ao tecido produtivo existente, o mais inovador será mesmo o turismo, desde que saiba configurar produtos consistentes e diferenciados e o território em questão saiba organizar-se como destino singular. Essa mesma exigência em matéria de criatividade ao nível dos produtos e serviços e formas dos fazer chegar ao mercado se coloca em relação aos demais sectores de actividade.
Daí decorrem exigências fortes a nível a nível de capacidade de inovação e de qualificação dos recursos humanos e das infra-estruturas e equipamentos de apoio à economia e às pessoas, chamem-se escolas de ensino superior ou centros investigação e desenvolvimento ou redes de equipamentos de saúde e culturais ou outros equipamentos com impacto na qualidade de vida, em geral, com expressão na preservação ambiental e do património construído e imaterial. Aqui, reclamam-se importantes investimentos públicos, na recuperação de paisagens rurais e urbanas degradadas, no ordenamento do território, na promoção da qualidade da formação dos activos e dos cidadãos, na qualificação dos serviços de saúde prestados, no estímulo à investigação e desenvolvimento, no incentivo ao empreendorismo, no incentivo ao desenvolvimento de dinâmicas associativas em termos de potenciação da competitividade externa das empresas e de uma melhor gestão do território.

Braga, 20 de Julho de 2008

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: