Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

domingo, maio 02, 2010

A sustentabilidade da alta velocidade "vai depender da articulação correcta entre as várias peças do sistema de mobilidade": notícia de um debate


2 comentários:

Ricardo Vieira disse...

Não não, alta velocidade não deve entrar em Braga, não é necessaria, é preciso sim criar emprego, empresas e renovar o nosso tecido empresarial. Precisamos de empregar as pessoas e criar riqueza, não é com comboios que não se sabe a sua viabilidade futura, ainda não vi nenhum estudo a dizer que as pessoas iriam aderir, ainda espero por um.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro Ricardo Vieira,
Anoto com curiosidade que parece satisfeito com o sistema de transportes, se assim se pode chamar-lhe, existente em Braga.
Sobre a problemática do combóio de altas prestações recomendo-lhe que procure aceder e ler o trabalho com a referência seguinte:
"Efeitos Económicos da Melhoria da Ligação Ferroviária Porto-Vigo na Euroregião Norte de Portugal-Galiza". Estudo realizado para a CCDR-N, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, por investigadores do NIPE/EEG e do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, Universidade do Minho, e da FEP, Universidade do Porto; Junho de 2008, 450 págs.
Creio que será possível aceder a um resumo executivo, pelo menos, no sítio da CCDRN.
Cordiais cumprimentos,