Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, agosto 01, 2007

Competitividade territorial: o caso de Leiria (II)

«[...]
3. Numa entrevista recente ao Jornal de Leiria disse que “não existe nenhum conceito histórico ou cultural de região associado a Leiria” e referiu ainda que o termo ‘região de Leiria” lhe causava algum embaraço. A muitos leirienses também, pois nunca se sabe muito bem do que se está a falar. Neste contexto, como é que Leiria define um projecto e uma estratégia de competitividade territorial?

R: A pergunta que, há tempos, me foi colocada era difícil, como resulta óbvio desta outra perante a qual estou colocado agora. As respostas só são fáceis se as perguntas feitas o forem. Que é que eu quero dizer com isto? Várias coisas; a saber:
i) primeiro, que os territórios podem ser tomados segundo diferentes escalas, o local, o regional, o nacional, o comunitário, entre outras, e as potencialidades económicas e de organização e eficácia sócio-política destes níveis são distintas, havendo funções e serviços que são mais eficientemente prosseguidos à escala local que regional ou à escala regional que nacional, e assim sucessivamente. Aliás, não é por acaso que a União Europeu inventou o conceito de subsidariedade para defender que cada atribuição em matéria de gestão de recursos comunitários deve ser desenvolvida ao nível em que melhor se garanta a adequação entre a percepção dos problemas que urge atacar e os fins que as políticas visem atingir;
ii) segundo, eu não questiono que exista uma identidade histórica de que Leiria participa, se bem que, segundo julgo saber, não se reconheça no conceito de “região de Leiria”; como disse, entretanto, os laços que tecem uma comunidade não são estáticos, precisam ser regularmente renovados e essa reafirmação faz-se enfeudada às lógicas económicas, político-institucionais, culturais que vão emergindo ao longo do tempo e que, em muitos casos, deixam para trás alguns agentes e comunidades locais. Se se atender à forma como os tecidos económicos se vão renovando e às lógicas de imbricação entre actividades que, em consequência, se vão gerando, perceber-se-á melhor o que quero dizer. Note-se, a título de ilustração, a forma como a decadência de certas actividades arrasta consigo a de certos territórios, e o fulgor que emerge noutros, não raras vezes sem história na actividade motora precedente, decorrente do desenvolvimento de um novo produto ou mercado;
iii) terceiro, as estratégias e os projectos, empresariais ou outros, não existem sem protagonistas. Quero eu dizer, Lisboa pode fazer planos de desenvolvimento para Leiria e território envolvente mas planos não são acção, acção de transformação consequente, e nunca serão desenvolvimento se não tiverem intérpretes regionais e se não responderem às aspirações e motivações desses intérpretes e, supostamente, das populações que eles representam. Isto leva-nos à questão da rede social (se se quiser, de uma elite económica, cultural, política) cuja rede de relações se teça nos limites de uma certa “região de Leiria”, qualquer que ela seja, que existirá ou não.
Endereçando directamente a último parte da questão que coloca, dir-lhe-ei que, se a elite social de que falo não existir, restará a Leiria e ao território onde se inscreve coserem o melhor que souberem os projectos “particulares” que forem capazes de gerar ou atrair, informando-os da racionalidade económica e ambiental que lhes permita assegurar a geração de riqueza, de emprego, e a sustentabilidade ambiental possíveis, buscando a consistência de projecto económico e, sobretudo, político-institucional nas parcerias(alianças) que consigam estabelecer com os espaços contíguos com que mantenham maiores afinidades.
[...]»

J. Cadima Ribeiro
(extracto de entrevista a incluir no dossiê sobre “Competitividade Territorial”, da edição nº 29 da revista Desafios, NERLEI, a sair em meados de Agosto pf.)

Sem comentários: