Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, outubro 18, 2007

Orçamento de Estado para 2008: um comentário pertinente

"[...] afigura-se-nos que a Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2008 divulgada é particularmente conservadora, não contendo propostas relevantes de alteração ao quadro normativo vigente que contribuam para alterar o status quo fiscal, em particular no domínio da competitividade das empresas e da economia portuguesa. Aliás, a rigidez que continua a caracterizar a condução da política fiscal é susceptível de contribuir igualmente para não promover a correcção de vários desequilíbrios que continuam a registar-se no domínio económico."

(extracto de artigo de ontem, intitulado "Análise ao orçamento do Estado para 2008", do Diário Económico / Suplemento, páginas 4/5)

1 comentário:

Anónimo disse...

Colecta mínima



... este orçamento deveria irradicar processos rudimentares de cobrança de impostos, como por ex a tributação simplificada com base na colecta mínima, o que já estava previsto no OE 2007. Enquanto isto não acontecer, quem vai confiar na máquina fiscal?