Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

terça-feira, outubro 30, 2007

Portugal é um dos países da OCDE que menos investe em conhecimento

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou um relatório em que afirma que Portugal tem um investimento inferior a 2% do PIB em conhecimento, sendo este um dos piores valores do relatório.
No que diz respeito ao financiamento da investigação e desenvolvimento (I+D), Portugal é o segundo país, entre os 33 considerados, em que a contribuição pública pesa mais na I+D. Relativamente ao financiamento da I+D pelas empresas, Portugal tem a segunda mais baixa contribuição da OCDE e a terceira pior no universo considerado.
Para além disto, o relatórido da OCDE diz-nos que Portugal desde 1995 integra o grupo dos cinco países onde o investimento das empresas em I+D mais cresceu, sendo este um aumento superior a 10% ao ano.
Quanto aos recursos humanos, o pessoal a trabalhar em actividades de I+D é cerca de 0,5% do emprego total.
Este relatório afirma que Portugal foi o único país da OCDE onde o peso no emprego dos especialistas em tecnologias da informação e comunicações (TIC) não se alterou entre 1995 e 2004.
Relativamente aos benefícios fiscais, entre 1999 e 2007, Portugal está entre os países em que este factor utilizado para apoio às grandes empresas na I+D mais cresceu, logo a seguir ao México e Noruega.
Sendo assim, o relatório da OCDE diz-nos que Portugal não detém um investimento elevado em percentagem do PIB em conhecimento, mas no que diz respeito ao investimento das empresas em I+D Portugal tem vindo a apresentar um aumento de 10% ao ano.
Rui Filipe Dos Santos Fernandes
(artigo de análise/opinião produzido no âmbito da UC Ec. Port.)
*
Fonte bibliográfica: http://diarioeconomico.sapo.pt/ (30/10/2007, Diário Económico/Economia/Notícias).

Sem comentários: