Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sábado, janeiro 16, 2010

Casos de Desenvolvimento Regional

Que recursos e capacidades locais devem as pequenas e médias empresas de base regional mobilizar para se manterem competitivas? O que devem fazer para se inserir num mundo onde os negócios se processam cada vez mais a uma escala global? Que políticas de desenvolvimento regional devem ser desenhadas para apoiar estas empresas?
Através do estudo de caso de uma empresa de produção e comercialização de queijos Serra da Estrela (Denominação de Origem Protegida) procura-se ilustrar não só os contributos do território onde a empresa está inserida para o seu sucesso, mas também as dificuldades acrescidas colocadas pela sua pequena dimensão (seis pessoas ao serviço) quando se trata de enfrentar a concorrência global e os riscos de se estar localizado numa região do interior do país (Seia, Beira Interior).

J. Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro

(resumo de comunicação, intitulada "Como ter sucesso usando as vantagens sustentáveis do território em proveito próprio: o caso Queijos Matias", a apresentar no V Workshop APDR – Casos de Desenvolvimento Regional, a ter lugar em Coimbra, na Faculdade de Economia, a 8 de Fevereiro pf. - cf.: http://www.apdr.pt/evento_5/)

Sem comentários: