Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, outubro 26, 2006

A atractividade de Portugal para o IDE

EPE -> Fóruns -> Boas Vindas! -> A atractividade de Portugal para o IDE
Re: A atractividade de Portugal para o IDE por Marta Rocha - Thursday, 26 October 2006, 15:12
«Após ter feito uma breve análise no estudo “Atractividade da economia Portuguesa na captação do investimento Directo Estrangeiro”, realizado por Dr. Gonzaga Rosa, da Ernst & Young, senti-me mais optimista relativamente a Portugal. Realmente Portugal encontra-se na direcção certa apesar de ser estritamente necessário várias medidas.
Portugal presencia neste momento diversos desafios, entre os quais a globalização, aumento da competitividade na EU, pressão para aumentar a eficiência do sector público bem como a redução do défice orçamental. Desta forma Portugal tem que se tornar mais competitivo, mais atractivo, mais confiante e optimista de forma atrair ainda mais projectos de investimentos. Para isso, o estudo em causa fala precisamente sobre um determinado conjunto de medidas-chave, entre as quais, a redução de taxas, simplificação dos processos administrativos, redução da burocracia, uma maior flexibilidade da legislação laboral, um plano tecnológico, uma melhoria nas acessibilidades e na educação, entre outros. Estas medidas já se encontram em curso em Portugal, apenas espero que não sejam esquecidas e colocadas em segundo plano.
Em 2005, os investimentos em Portugal foram praticamente todos no sector da indústria, cerca de 66%. Sendo os principais investidores a Alemanha e Espanha, com sete projectos cada. Ainda a destacar, cerca de 50% dos investidores acreditam que Portugal irá melhorar a sua “atractividade” nos próximos três anos.
Apesar de o futuro de Portugal ainda continuar um pouco “blurry” temos que acreditar e aumentar o grau de confiança.
Eu acredito que Portugal esteja num bom caminho. »

Marta Rocha

Sem comentários: