"Factores que marcam a evolução do quadro económico global - dos mercados aos valores que informam os consumidores:
* Globalização dos mercados
- Liberalização do comércio mundial (Organização Mundial do Comércio - redução de tarifas e eliminação de contingentes; UE determina a política comercial dos Estados- membros)
- Concorrência transnacional (economias de escala; custos de mão de obra; dumping social)
- Desregulação da economia (redução da intervenção do Estado na economia)
* Crescente segmentação dos mercados
- Aumento da instrução (produtos light; produtos ecológicos)
- Aumento do rendimento (jovens; classe média; crédito)
- Ciclo de vida do produto desfasado entre países/regiões (reciclagem,...)
* Valorização pelo consumidor dos factores dinâmicos de competitividade
- Marca; Design; Qualidade; Personalização do produto; Serviço pós-venda; ...
* Continuação da introdução de novas
tecnologias - robotização e novas tecnologias de informação
- Robotização (novas formas de produção – mass customization)
- Novas tecnologias de informação (transferência de informação em tempo real)
* Aceleração do processo de inovação do produto
- Ciclo de vida do produto mais curto
- Necessidade de maior inovação (satisfação de novas necessidades; satisfação de novos clientes; novas localizações; alterações do produto)
* Crescente sensibilidade social para as questões da ecologia e da qualidade de vida
- Evidência de uma sociedade ecologicamente cada vez mais consciente, que procura uma nova qualidade de vida.
(Este dado vai igualmente ao encontro da ideia que o mercado se encontra a evoluir muito rapidamente em direcção a novos produtos e segmentos) "
J. Cadima Ribeiro
(extracto de apresentação digital intitulada “Contributo para a reflexão sobre o desemprego em Portugal: alguns retratos instantâneos e um comentário”; Braga, 11 de Março de 2006)
* Globalização dos mercados
- Liberalização do comércio mundial (Organização Mundial do Comércio - redução de tarifas e eliminação de contingentes; UE determina a política comercial dos Estados- membros)
- Concorrência transnacional (economias de escala; custos de mão de obra; dumping social)
- Desregulação da economia (redução da intervenção do Estado na economia)
* Crescente segmentação dos mercados
- Aumento da instrução (produtos light; produtos ecológicos)
- Aumento do rendimento (jovens; classe média; crédito)
- Ciclo de vida do produto desfasado entre países/regiões (reciclagem,...)
* Valorização pelo consumidor dos factores dinâmicos de competitividade
- Marca; Design; Qualidade; Personalização do produto; Serviço pós-venda; ...
* Continuação da introdução de novas
tecnologias - robotização e novas tecnologias de informação
- Robotização (novas formas de produção – mass customization)
- Novas tecnologias de informação (transferência de informação em tempo real)
* Aceleração do processo de inovação do produto
- Ciclo de vida do produto mais curto
- Necessidade de maior inovação (satisfação de novas necessidades; satisfação de novos clientes; novas localizações; alterações do produto)
* Crescente sensibilidade social para as questões da ecologia e da qualidade de vida
- Evidência de uma sociedade ecologicamente cada vez mais consciente, que procura uma nova qualidade de vida.
(Este dado vai igualmente ao encontro da ideia que o mercado se encontra a evoluir muito rapidamente em direcção a novos produtos e segmentos) "
J. Cadima Ribeiro
(extracto de apresentação digital intitulada “Contributo para a reflexão sobre o desemprego em Portugal: alguns retratos instantâneos e um comentário”; Braga, 11 de Março de 2006)
Sem comentários:
Enviar um comentário